Página Inicial > Aplicação, Cidadão em Rede, Espaço Público, Eventos, Geografia, Net Locality > Representações Espaciais: Cidade e Espaços Digitais

Representações Espaciais: Cidade e Espaços Digitais

Spatial Representations: City and Digital Spaces foi um dos trabalhos apresentados na conferência ICCSA 2013 – 13th International Conference on Computational Science and It’s Applications, realizada em 24-27 de junho na Cidade de Ho Chi Minh.

O artigo refere-se às formas de representação do espaço em aplicações web, derivadas essencialmente de técnicas cartográficas. Elas ajudam a promover novas formas de interação social ao tempo em que influenciam a percepção e uso de espaços públicos.

ICCSA 2013Encerramento

Discute-se a relação entre representação espacial, conhecimento espacial e tecnologias de representação e visualização do espaço.

A convergência tecnológica e a ubiquidade de conexões promovem práticas socioculturais que dão novos significados à informação, incrementando a produção de “informação no espaço”, o que pode influenciar a utilização do espaço urbano contemporâneo.

Os exemplos de usos atuais de representação espacial apresentados indicam uma possível mudança na percepção do contexto, através do compartilhamento e da integração dinâmica de informações. Isto pode permitir a convergência de diferentes pontos de vista, através da troca de experiências, e revelar formas alternativas para desfrutar o território.